24- A Torre de Babel

        

Peço desculpas aos leitores que acompanham o meu Blog. Algumas passagens bíblicas eu não tive a intenção de discutir por achar extremamente desnecessário devido, principalmente, à racionalidade. Como recebi alguns emails com solicitações, vou discutir estes assuntos, iniciando pela mega construção, a Torre de Babel.

A Torre de Babel, segundo a narrativa bíblica no Gênesis (11: 1-9), foi uma Torre construída com o objetivo de chegar ao céu para tornar o nome do homem célebre. Isto foi uma afronta à Deus, porque os homens queriam se igualar a Ele. Deus então interrompeu o projeto e castigou os homens fazendo com que falassem várias línguas para não se entendessem e não pudessem voltar a construir uma Torre com esse propósito. A seguir a parte do Gênesis 11:
1.    E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala.
2.    E aconteceu que, partindo eles do oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali.
3.    E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal.
4.    E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra.
5.    Então desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam;
6.    E o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.
7.    Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.
8.    Assim o SENHOR os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.
9.    Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o SENHOR a língua de toda a terra, e dali os espalhou o SENHOR sobre a face de toda a terra.
         A lenda da Torre de Babel é fantástica. Foi, provavelmente, inspirada na Torre do templo de Marduk, nome cuja forma em hebraico é Babel ou Bavel e significa "porta de Deus". Vários povos possuem lendas semelhantes, como uma lenda chinesa que conta que a divisão da língua original fez com que o universo se desviasse do caminho certo. Já na mitologia persa, o espírito do mal, conhecido como Arimã, pulverizou a linguagem dos homens em trinta idiomas. Até um dos livros sagrados dos maias, o Popol Vuh, lamenta que as línguas das tribos mudaram e a fala ficou diferente.
         O absurdo é que os criacionistas acreditam que este mito aconteceu de verdade. Possuem como gota de esperança as ruínas de uma construção localizada no sul da antiga Mesopotâmia e, conforme suas crenças, se ajustam à Torre de Babel descrita na Bíblia.
         Não questiono a possibilidade de alguém ter a ideia de construir uma Torre, mas iniciar a construção com destino ao céu é ter muita fé. Mas, sinceramente, você participaria deste projeto achando que daria certo? Você seria louco a este ponto? Não seria melhor subir em uma montanha? Agora, achar que existiu uma ação Divina sobre os homens, justificando as origens dos idiomas é pura fantasia. Para mim é mais uma metáfora bíblica utilizada para tentar explicar porque existem tantos idiomas diferentes, portanto, uma lenda muito interessante e criativa.
         Acho esta lenda didática para o ensino da ancestralidade humana, evidenciando uma origem única, com uma posterior dispersão e formação de novos grupos sociais. É mais do que óbvio que em determinado momento o homem começou a falar e se comunicar. No início deve ter sido uma linguagem bem simples que foi se aperfeiçoando com o passar do tempo. Nesta época grupos de humanos migravam e ficavam separados geograficamente, lapidando seus idiomas e tornando-os diferentes até chegar o que conhecemos hoje, com cerca de 3 mil dialetos.
         Determinar precisamente quando a fala começou é muito difícil. Existem apenas algumas pistas indiretas que pouco ajudam a comprovar qualquer especulação. Uma importante descoberta sobre a evolução humana está relacionada à provável mutação que ocorreu hácerca de 200 mil anos no gene FOXP2, responsável pela fala, portanto, nossos ancestrais somente recentemente passaram a ter a capacidade de se comunicar desta forma, o que deve ter sido muito importante para o desenvolvimento do Homo sapiens. A fala só se torna uma linguagem quando os sons adquirem significados e viram palavras. Nesse contexto, alguns cientistas preferem procurar a produção intelectual na pré-história em três períodos distintos: há 1,5 milhão de anos, 250 mil anos e 40 mil anos. Nestes períodos ocorreram padronização na fabricação de ferramentas, talvez porque a fala tenha aparecido ou sido aperfeiçoada nessas ocasiões. Há ainda quem defenda que a linguagem possa ter surgido junto com a arte, há cerca de 40 mil anos, época que apareceram os primeiros objetos artísticos. Com tudo isso, o mistério continua longe de ser desvendado.
Antes que alguns pseudocientistas criacionistas me questionem, conheço o trabalho de William Loftus “Viagens e Pesquisas na Caldéia e Sinai”, que apresenta uma inscrição feita por Nabucodonosor na resconstrução de uma Torre que alguns acreditam ser as ruínas da Torre de Babel. Parte da inscrição pode-se ler “Um rei antigo o construiu... Mas ele não a completou até o topo, porque em tempo remoto o povo o havia abandonado, por causa da confusão em suas línguas”. Os criacionistas consideram esta passagem como prova da veracidade da lenda, mas como podemos observar, se a tradução estiver correta, um rei mandou construir... foi abandonado e... ocorreu uma confusão de línguas, que não era difícil na época.
Agora, nessa “altura do campeonato” querer dizer que a Torre de Babel foi uma verdade é insanidade! Mais um dogma criado. Será que alguém, mesmo os mais inocentes antepassados, poderia achar que seriam capazes de implantar tamanha construção e obter sucesso? Esta passagem bíblica é uma metáfora muito interessante, mas não passa disso. Nenhuma pessoa instruída pode acreditar que a Torre de Babel seja um fato histórico e nem que todas as línguas da terra surgiram desta pequena área na Mesopotâmia. Aconselho uma leitura na página (A origem do homem).
Edson Perrone
ecperrone@gmail.com